sábado, 17 de março de 2012

Mudas de amora-preta por estacas de raízes: método fácil e de baixo custo

O consumo da amora-preta (Rubus spp.) vem aumentando paulatinamente nos últimos anos devido às características intrínsecas de seus frutos, considerado uma fonte natural rica em antioxidantes e pigmentos .
O cultivo dessa frutífera no Brasil encontra-se em franca expansão, com resultados promissores em sistema de cultivo agroecológico. O crescimento dos cultivos brasileiros deve-se também ao custo de implantação e manutenção dos pomares serem relativamente baixos, quando comparado com outras frutíferas perenes cultivadas, evidenciando que essa atividade pode ser mais uma alternativa de renda para agricultura familiar.
Apesar de a literatura recomendar a utilização de estacas caulinares como fonte de material propagativo, coletadas em plantas durante a poda realizada no inverno, as estacas radiculares são uma excelente opção e também podem ser utilizadas na produção de mudas da amoreira-preta. A vantagem da utilização das estacas radiculares seria quanto ao manuseio, uma vez que a maioria das cultivares comerciais apresenta ramos dotados de espinhos, em números variados, o que onera e dificulta a operação de preparo das estacas.

No link abaixo se tem acesso ao trabalho:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

O que concluimos: Estacas radiculares apresentaram maior potencial de enraizamento quando comparadas com estacas caulinares; estacas coletadas no início do período invernal apresentam maior enraizamento; o armazenamento a frio auxiliou no incremento do enraizamento e brotação das estacas; o tratamento com AIB desfavoreceu o enraizamento e a brotação das estacas; as estacas radiculares das cultivares 'Arapaho', 'Comanche' e 'Tupy' apresentam maior emissão de raízes e brotos.

Agora os produtores podem fazer suas próprias mudas!!!

4 comentários:

  1. Boa Tarde,preciso de 3 000 mudas de amora variedade guarani,preciso delas até no máximo final de dezembro.
    Estou no sul de minas Carrancas,aguardo retorno,agradecendo atenção dispensada

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo devo esperar para saber se a estaca "pegou" ou não? (Por exemplo 2 meses depois se não brotou nada posso considerar qye não houve pega?)

    ResponderExcluir