domingo, 18 de dezembro de 2011

Castanheiro em plena produção!












































Começou a safra do castanheiro em São Paulo. É uma excelente fonte de carboidratos (45%) e proteínas (10%), livre de glúten. Essa castanha é também conhecida como castanha portuguesa, por ser muito cultivada em Portugal, na região de Trás-os-Montes. Na verdade a Castanea sp. possui quatro centros de origem: castanha japonesa (Castanea crenata), castanha chinesa (Castanea mollissima), castanha americana (Castanea dentata) e castanha européia (Castanea sativa), essa útima conhecida como castanha portuguesa. No Brasil há 11 cultivares de Castanea crenata e Castanea sativa, sendo desses 'Taishowase', 'Okuni', 'Isumo' e 'Tamatsukuri' que vem apresentando bons resultados, em avaliações preliminares. A UFLA em parceria com CATI/Núcleo de produção de sementes e mudas de São Bento do Sapucaí-SP iniciou uma série de trabalhos científicos em dez./11 e esperamos logo dispor resultados que possam alavancar o cultivo comercial tecnificado em MG e SP.

2 comentários:

  1. Boa tarde Pio, fui aluno seu na UFLA e hoje ajudo meu avô no sítio, ele possui produção de castanha, você tem mais materiais que eu possa ler?

    ResponderExcluir
  2. Olá Pio, eu acabei de adquirir o seu livro sobre frutíferas de clima temperado, muito bom, mas um tento demais de técnico para mim que sou leiga.Eu estou plantando frutíferas para uso domestico em meu sítio em Sapucaí Mirim , tenho várias dúvidas, uma delas é se posso plantar as Castanheiras na mata,em uma área que a luz solar penetra,são arvores de médio porte e pequeno, bambu e algumas araucárias. muito grata

    ResponderExcluir