terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comportamento de cultivares de macieira em São Paulo




A expansão do cultivos de maçãs no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos. Quarenta anos atrás detínhamos 987 ha cultivados e importávamos mais de 200.000 ton de maçãs. Hoje temos cultivados mais de 39 mil ha, que estão distribuídos principalmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e mais recentemente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e até mesmo na Bahia, claro, de forma incipiente.
Mas o cultivo de maçãs em regiões subtropicais é possível, devido aos trabalhos de melhoramento de instituições de pesquisa como IAPAR, IAC e EPAGRI. A expansão em regiões quentes se deu após o lançamento da cultivar Eva, que requer menor quantidade de frio no inverno. Mas há outras cultivares de menor requerimento em frio, como 'Princesa', 'Baronesa', 'Julieta' e 'Condessa'.

Vinsando recomendar as cultivares que apresentam melhor desempenho produtivo em condições subtropicais, uma série de trabalho vem sendo realizados em SP e MG. O primeiro resultado do comportamento das cultivares de macieiras em regiões quentes pode ser conferido no link a seguir:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012001000008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

O que concluímos: a colheita de maçãs de diferentes cultivares nas condições subtropicais da região Leste Paulista ocorre nos meses de janeiro e fevereiro no ciclo produtivo 2008/09 e dezembro a fevereiro no segundo ciclo produtivo.

As cultivares de macieira 'Eva', 'Baronesa' e 'Princesa' apresentam melhor desempenho produtivo nas condições subtropicais da região Leste paulista, chegando a produzir mais de 30 ton por ha no segundo ciclo produtivo. Dessas, a 'Baronesa' produziu frutos de boa coloração, firmes, com baixa acidez e bom ratio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário