domingo, 24 de abril de 2011

O que é o caqui chocolate?



Os caquis (Diospyros kaki) são divididos em três grupos: taninosos ou shibugaki, não taninos ou amagaki e variáveis.

- Os frutos dos caquis pertencentes ao grupo taninoso ou shibugaki são de coloração amarela quando maduros, podendo ou não ter sementes e sempre possuem polpa taninosa. Ex. de cultivares: 'Pomelo' e 'Taubaté'

- Os frutos dos caquis do grupo não taninoso ou amagaki, são conhecidos como caquis doces. São de coloração mais amareladas quando maduros, são firmes, podendo ou não possuir sementes e não possuem tanino. Ex. de cultivares: 'Fuyu' e 'Jirô'

- Já os caquis do grupo variáveis são os caqui que podem ser tanto de polpa amarela, possuir adstringência e não possuir sementes, como possuírem sementes e assim adquirirem a polpa escura (chocolate) e assim não possuirem adstringência. Ex. de cultivares: 'Giombo' e 'Rama Forte'.

Assim, quando as flores femininas ou hermafroditas das plantas dos cultivares pertencentes ao grupo variável são polinizadas, forma-se as sementes nos frutos. As sementes liberam substâncias conhecidas como fenóis, que insolubilizam o tanino, removendo assim a adstringência da polpa e consequentemente, causando oxidação, assim tornando a polpa escura, conhecida popularmente como "caqui chocolate".

Para remover a adstringência dos frutos em casa, basta pingar algumas gotas de vinagre no cálice do fruto (restos florais que ficam em cima do fruto), embrulhar em folhas de jornal e manter a sombra por três dias. Comercialmente, os produtores removem o tanino dos frutos com o emprego de combustão, pulverizações com solução alcóolica ou com carbureto.

9 comentários:

  1. Muito obrigada pela informação, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. Onde encontrar???
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447152379-caqui-muda-de-caqui-por-apenas-r-2490-frete-_JM

    ResponderExcluir
  3. como fazer encherto do caqui chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consiga ramos do chocolate e, enxerte-os em porta enxerto oriundos de sementes, ou em árvores na copa a ser substituída, usando o método da garfagem, no incio da primavera.

      Excluir
  4. olha, eu achei bem da hora, mas eu nao entendi nada, porem, eu gostei, pelo fato de nao entender nada, nem eu, nem a dani e nem a isa entendeu. pq? só Jesus entendeu. Vc conhece Jesus? Qualquer coisa chama inxbox

    ResponderExcluir
  5. Gente, que lindo que é! A minha árvore de caqui foi plantada há 3 anos e esta é a primeira vez que dá frutos. Panhei 3 deles um pouco verdes ainda e coloquei um pouco de vinagre como está ai dizendo. Hoje fui partir e vi esta cor de chocolate achei que estava estragado e joguei fora , agora fui ler a respeito e fui literalmentre apresentada ao caqui chocolate maravilhoso. Gratidão à natureza por este presente e a vocês pela informação .

    ResponderExcluir
  6. Rafael, eu comprei uns cáqui chocolate no supermercado e tem uma semana e eles continuam firmes. Como saber se estão maduros ou não.

    ResponderExcluir
  7. No ano passado nosso caquizeiro estava abarrotado de frutos.Colhemosnquase 200 caquis, todos eles amadureceram de uma cor linda alaranjada forte. Este ano deu poucos caquis e quando amadurecem a parte do meio perto das sementes é cor de chocolate, cor do saputi. São deliciosos também, mas os alaranjados são mais bonitos e deliciosos, melhores para fazerbgeléia de caqui. O que causou a diferença de um ano para o outro? Este ano tem chovido muito, isto tem alguma influência?

    ResponderExcluir
  8. Faz mal comer o cáqui com polpa escura

    ResponderExcluir