segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

The quinces came back

Tracionalmente, o sul de Minas foi e é a maior região produtora de marmelos do país, onde na década de 30 estavam instaladas mais de 25 indústrias processadoras de marmelos, que faziam a tradicional marmelada em caixetas. Os município de Marmelópolis, Maria da Fé, Cristina, Delfin Moreira e Venceslau Brás se destacavam na produção dessa fruta. Mas em anos posteriores houve decadência do cultivos de marmelo e essa frutífera quase se dizimou. Os motivos figuram entre a carência de técnicos, incentivo a pesquisa, problemas fitossanitários, entrada da goiabada no mercado e exploração agroindustrial. Historicamente toda a marmeilocultura sul mineira está embasada em apenas um cultivar, o marmeleiro 'Portugal'.
Em nov. de 2010 foi implantado na UFLA um experimento de competição varietal envolvendo 33 cultivares de marmeleiro. São elas: Adans, MC, MA, Sydon, BA-29, Alongado, D'Angers, Cheldow, Du Lot, De Patras, Champion, Apple, Van Deman, Fuller, Constantinopla, Berechy, Alaranjado, CTS-207, De Vranjas, Marmelo Pera, Rea's Mamouth, Meliforme, Smyrna, Lajeado, Radaelli, Provence, Pineapple, Mendoza Inta-37, Japonês, Zuquerineta, Meech Prolific, Kiakami e Portugal.
Esperamos selecionar cultivares mais produtivos e sobre tudo insentivar novos plantios no Estado e quem sabe, reverter a situação de abandono que atualmente se encontra o "Pomo Dourado", conhecido também como "Pomo da Discórdia" da deusa Afrodite - para quem não sabe...Disputavam o trono da mais bela do mundo Afrodite, Atena e Hera, onde o juíz do concurso era Paris. Éris rolou pelo salão o "Pomo Dourado", onde estava escrito "para a mais bela. Afrodite pegou o marmelo e venceu, se tornando a mulher mais desejada do mundo, que por acaso, era casada com outro homem, iniciando assim a famosa Guerra de Tróia.

Um comentário:

  1. Acredito que minha geração tenha lembrança não tão boa sobre a marmelada que consumíamos na infância em latas...por se tratar de paladar na minha opinião quase enjoativo...algo parecido com batata porém adocicado. Talvez eu esteja errado mas entre tantas espécies frutíferas de paladar muito mais desejável o motivo para eu não ter incluído no meu pomar o marmelo...quem sabe uma variedade de paladar aprovado pelo consumidor fosse aceitável...

    ResponderExcluir