terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo plantio experimental de maçãs no Sul de Minas

Popularmente a maçã é conhecida como uma fruta de região muito fria. Isso é verdade, afinal, no Brasil a serra catarinense (João Joaquim-SC) e Norte do Rio Grande do Sul (Vacaria-RS) são as principais regiões produtoras. Nesses locais o acúmulo de frio chega a 600-700 horas.
Mas existem cultivares com menor requerimento de frio invernal. Assim sendo, é possível produzir maçãs em alguns locais de São Paulo e Minas Gerais, mas, é necessário escolher com rigor qual cultivar copa utilizar e qual cultivar polinizador.
Nesse ano realizamos um plantio experimental no pomar do Setor de fruticultura da UFLA, visando seleionar cultivares de macieira adaptados as condições Sul mineira. As mudas foram adquiridas na Lapa-PR, são mudas de dois anos de idade, enxertadas no porta-enxerto 'Marubakaido' e com filtro 'M-9'. Os cultivares copa são: 'Rainha', 'Princesa', 'Baronesa', 'Eva', 'Gala Real', 'Imperatriz' e 'Julieta'. As plantas foram plantadas no espaçamento 3 x 1,5m e estão sendo conduzidas em espaldeira de três fios. Vamos avaliar o desempenho produtivo dos cultivares em duas safras (2011/12 e 2012/13).
Esperamos logo mais disponibilizar novas informações sobre o cultivo de maçãs para Minas Gerais. A maior vantagem é a época da colheita, que possivelmente se concentrará nos meses de nov./dez., três a quatro meses antes que os Estados da região Sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário