sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Conheça os grupos dos mirtileiros e saiba qual cultivar para sua região


Os mirtileiros são agrupados em três grupos: Rabbiteye (Vaccinium ashei), Highbush (Vaccinium corymbosum) e Lowbush (Vaccinium myrtilloides). Esses grupos apresentam algumas distinções quanto aos aspectos morfológicos e exigência ao frio.
- Grupo Rabbiteye, também conhecido como olho de coelho, devido a cavidade pronunciada de seus frutos: é o grupo onde as plantas apresentam o maior vigor, podendo alcançar até 4 m de altura. Apresentam boa produtivida, longevidade e baixa necessidade de frio invernal (em torno de 200-300 h de frio). Os frutos são de qualidade inferior, devido a espessura da epiderme e excesso de semente. Os principais cultivares desse grupo são: Aliceblue, Bluebelle, Bluegem, Briteblue, Clímax, Delite, Powderblue, Flórida e Woodard.
- Grupo Highbush: esse grupo é fácil de se identificar, pois as flores são alojadas em rácimos e os frutos são grandes e ovais. As plantas chegam a atingir 1,5 m de altura, os frutos são de excelente qualidade, mas para as regiões subtropicais existem um certo limite, pois os cultivares necessitam de 200-600 h de frio). Os principais cultivares são: Georgia Green, O'Neal, Misty, Blueta e Earliblue.
- Grupo Lowbush: são arbustos muito pequenos (em torno de 50 cm de altura), os frutos são macios, pequenos e de baixa acidez, mas a exigência em frio é bem superior aos demais grupos (1.000 h de frio).
Conhecendo as características dos grupos, fica mais fácil escolher os cultivares para as regiões brasileiras, já que há carência de pesquisas quanto ao desempenho fitotécnico dos cultivares, principalmente em regiões subtropicais.









Um comentário:

  1. não conhecia,,,cores lindas,,,,,um jardim com varios deve ficar maravilhoso;;;;;;;;...

    ResponderExcluir