sábado, 30 de julho de 2011

Fruticultura luzitana I: cerejeiras de Trás-os-Montes





Para quem não sabe, essas são as verdadeiras cerejas, bem diferentes daquelas que estamos acostumados a encontrar em bolos de festas.

A cerejeira pertence a família Rosaceae e gênero Prunus, parente do pessegueiro, ameixeira, damasqueiro, amendoeira, dentre outras. Existem duas cerejeiras comestíveis, as cerejas doces (Prunus avium) e cerejas ácidas ou ginja (Prunus cerasus). Essa última é muito cultivada em Portugal e são utilizadas para a produção de um licor de sabor único.

Em Portugal, as cerejeiras são cultivadas na Serra da Estrela e na região de Trás-os-Montes, próximo a Vila Real, ao norte de Portugal. As plantas são de uma beleza inagualável e frutos com sabor exuberante. Confeço que nunca provei uma fruta tão saborosa.

Temos potencial em cultivar cerejas aqui no Brasil, tendo como fator limitante as baixas temperaturas, uma vez que são plantas que necessitam de muitas horas de frio durante o período invernal, chuvas em demasia no verão (cerejas são sensíveis a déficit hídrico e água em excesso) e o ataque de pássaros. Mas o cultivo protegido é uma opção. Assim sendo, há necessidade de introduzirmos porta-enxertos e cultivares com menor necessidade de frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário