sábado, 25 de julho de 2009

A hora da poda!!!!


Durante o período invernal, quando as plantas frutíferas de hábito caducifólio, tanto as de clima temperado como algumas subtropicais, a exemplo do caquizeiro, estão em dormência, é a hora de se realizar a poda. A poda tem o intuito de renovar as estruturas de produção e vegetação, equilibar a relação folha/fruto, controlar o vigor da planta (redução do porte) e auxiliar o estado fitossanitário da frutíferas, removendo os ramos doentes, fracos e o mais importante, deixando o interior da copa com reduzido número de ramos, o que vem a facilitar o arejamento interno da copa. Para se realizar a poda, deve-se conhecer o hábito de frutificação (ramos do ano ou ramos de ano) e as estruturas de gema que a planta possui (gemas floríferas, gemas vegetativas e gemas mistas). Cada frutífera tem uma maneira correta para se efetuar a poda.
No caso das frutíferas caducas, a poda é necessariamente realizada durante a dormência, pois os fotoassimilados acumulados na fase pré-dormência (açúcares) estão localizados no sistema radicular. Assim sendo, não há desperdício das reservas quando os ramos são removidos nessa estação.
Outro ponto importante na execução da poda é a escolha e o cuidados com as ferramentas. Deve-se utilizar tesouras, podões e serrotes em função do calibre dos ramos. As ferramentas deve sempre estar bem afiadas e limpas, para evitar contaminação de uma planta para outra.
Após a execução da poda, deve-se pincelar o local podado com pasta bordaleza ou cola látex. Em seguida deve-se remover os ramos oriundos da poda do pomar, que podem ser fonte de contaminação e pulverizar as plantas com calda bordaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário