quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quebrando paradigmas: cultivo de pêras no semi-árido nordestino








Quem diria que um dia eu iria presenciar esse fato: cultivo de pêras no semi-árido nordestino (Petrolina-PE), onde a temperatura média anual é de 26ºC, a máxima chega a 42ºC e o inverno 20ºC, com 400mm de chuvas mal distribuidos no ano (mas isso se resolve com irrigação). As plantas estão com 4 anos, são as cultivares do IAC enxertadas em Pyrus calleryana, ótimo vigor, com boa produção de esporões. Se faz duas safras do ano e a projeção chegou a 60 t/ha/ano. Maravilha! Isso só confirma que a dormência é um período de estresse, seja por temperatura, seja pela redução do turno de rega. Ainda é cedo, mas a experimentação da Embrapa Semi-Árido só confirma o potencial de exploração em regiões tropicais.




2 comentários:

  1. Sr. Rafael Pio, sou estudante de
    Agronomia na UF do Ceara, manejo um quintal produtivo, onde tenho feito minhas experiencias com sementes e mudas de frutiferas.Tenho formaçao em Permacultura e talvez por isso estou aberta a experiencia com frutas temperadas, gosto muito do seu blog e passo aqui pra ler os papers! Moro em Fortaleza, no momento tenho coqueiro, acerola, noni, graviola e produzindo ja na segunda safra do ano Phyllanthus accidus. Estou a procura de mudas de amora, framboesa e mirtilo, fui ao blog pequenas frutas, mas o email do R Veraldi, nao funciona e nao consigo contata-lo. O Sr. poderia conseguir o contato para mim? Caso a ULavras possua, seria possivel conseguir mudas berries, em pequenissima quantidade (5)no maximo de cada. Estive pesquisando mirtilo e vi que e preciso pelo menos duas variedades de cultivar. Pode me ajudar? Em tempo, mantenho um blog: http://agroecologiace.blogspot.com.br, caso queira enviar artigos ou noticias ficaria muito feliz de receber suas contibuiçoes . Gratidão
    elainesousabatista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. tenho um sitio no espirito santo e quero tentar plantar pera, você consegue mandar duas mudas desta planta para mim? meu CEP é 29195442.
    att
    marlon

    ResponderExcluir